Mestrado Acadêmico | Como Ingressar

Datas de Inscrição e Seleção para ingresso em 2023.1 (Atualizado em 23/01/2023)

Inscrições: 01/agosto a 16/setembro/2022
Prazo final para entrega do artigo: 16/setembro/2022
Etapa Única – Avaliação do conhecimento do candidato em relação às linhas de pesquisa do programa e análise documental: 17/setembro a 18/novembro/2022 23/dezembro/2022
Resultado: 21/novembro/2022  13/dezembro/2022 26/dezembro/2022
Prazo Recursal: 22 a 24/junho/2022  14 a 16/dezembro/2022 27 a 29/dezembro/2022
Resultado final: 12/dezembro/2022  29/dezembro/2022 23/janeiro/2023
Matrícula: março/2023

Contato: secretaria.ppgep@ufpe.br

 

Arquivo para download:  EDITAL MA 2023.1
Arquivo para download (Anexo I e II):  Requerimento de inscrição – MA – 2023.1
Anexo III: Autodeclaração para candidatos(as) a vagas de ações afirmativas para a pós-graduação stricto sensu – Universidade Federal de Pernambuco:  ANEXO III – MA – 2023.1
Anexo IV: Procedimento para emissão da guia de recolhimento da união:  ANEXO IV – MA – 2023.1
Anexo V: Requerimento de solicitação de isenção de taxa de inscrição:  ANEXO V – MA – 2023.1

Realize sua inscrição aqui: Link para inscrição

 

Retificação I- 2023.1
Retificação II – 2023.1
Retificação III – 2023.1

 

Reuniões de esclarecimento:
Durante o período de inscrições, serão realizadas periodicamente reuniões de esclarecimentos da Coordenação com os candidatos a esta Modalidade. Favor agendar com antecedência (clique aqui). As reuniões que serão realizadas pelo recurso meet do google. Os Candidatos deverão ler todo o material de inscrição antes da reunião.

Contato com a secretaria através do e-mail secretaria.ppgep@ufpe.br

 

Requisitos Básicos

Para o Curso de Mestrado Acadêmico exige-se graduação na área deste Programa ou áreas afins, realizada em instituições reconhecidas pelo MEC.

Nota: Para os alunos de graduação que tenham atrasos no calendário acadêmico em função de greve, a inscrição deverá ser no prazo, desde que a conclusão ocorra antes da matrícula no curso.

O curso de mestrado acadêmico é realizado em tempo integral (8 horas diárias, de segunda à sexta-feira) entre aulas e atividades de pesquisa.

Para o curso de mestrado acadêmico exige-se conhecimento de língua inglesa.

Documentação Necessária

Os candidatos ao Programa de Pós-Graduação deverão realizar a inscrição online, conforme cronograma apresentado no item 3.1 do edital. O formulário de inscrição on-line disponível no site do PPGEP, deverá ser preenchido e enviado, junto com as documentações necessárias:

– Requerimento de inscrição ON-LINE preenchido, na forma do Anexo I e Anexo II, com foto recente;
– Documentos digitalizados: Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor; certidão de quitação eleitoral (obtida através do site do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, ou no cartório eleitoral), ou passaporte, no caso de candidato estrangeiro;
– 01 (uma) foto 3 x 4, recente, inserida no requerimento de inscrição (Anexo I);
– Auto declaração para candidatos(as) a vagas de ações afirmativas para pós-graduação stricto sensu – caso o candidato(a) opte por uma dessas vagas;
– Curriculum Vitae com os itens que serão avaliados conforme apresentado neste Edital ou Currículo Lattes, sem comprovação, conforme observação 1.
– Diploma ou comprovante de conclusão do Curso de Graduação, reconhecida pelo MEC ou declaração de previsão de conclusão, no caso de concluintes de graduação);
– Histórico escolar do Curso de Graduação, reconhecida pelo MEC, especificando a média geral obtida no Curso;
– Certificado e Histórico Escolar de Pós-Graduação, se for o caso;
– Artigo de que trata o item 3.2.1 Observar item 2.6 referente à data de entrega do artigo.
– Para candidatos que tenham a conclusão de seu curso atrasada pela pandemia do COVID-19, apresentar uma declaração com tal justificativa;
– Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), conforme procedimento para emissão de boleto bancário.

::ATENÇÃO: O artigo poderá ser entregue até o dia 16/09/2022

São de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título.

Seleção

A seleção para o mestrado acadêmico considera o perfil e as características acadêmicas do candidato, para possibilitar um bom desempenho do Programa na Avaliação da CAPES. O candidato deve ressaltar em seu currículo as atividades de iniciação científica durante a graduação e a relação de artigos publicados em congressos, revistas, periódicos e similares. Para o curso de mestrado acadêmico exige-se o conhecimento de língua inglesa. Serão considerados o perfil e a experiência do candidato para desenvolvimento de atividades relacionadas à pesquisa.

A seleção será realizada em etapa única – avaliação do conhecimento do candidato em relação às linhas de pesquisa do programa e análise documental.

Os critérios de avaliação dos documentos do candidato e seus respectivos pesos estão apresentados a seguir:

1 – Análise Documental
– Titulação (peso 0,40);
– Atividades de Iniciação Científica na Graduação (peso 0,40);
– Produção Científica (peso 0,15);
– Outras atividades de pesquisa (peso 0,05).

2 – Avaliação do Conhecimento do Candidato em relação às linhas de pesquisa do programa
– Aderência do escopo do tema de pesquisa às linhas de pesquisa do programa, incluindo os projetos de pesquisa (peso 0,15);
– Coerência no desenvolvimento das ideias, capacidade argumentativa e Aderência da metodologia à problemática (peso 0,15);
– Domínio, precisão e consistência no uso de conceitos; Potencial de inovação da proposta (peso 0,20);
– Potencial de inovação da proposta (peso 0,20);
– Pertinência e Relevância da bibliografia; demonstração de conhecimento dos autores principais da linha de pesquisa e das pesquisas atuais; (peso 0,30)

Avaliação do conhecimento será feita baseada na análise de um artigo original, elaborado pelo candidato sem orientador vinculado, ou seja, não poderão ser utilizados artigos provenientes de projetos de iniciação científica, trabalhos publicados em periódicos, anais de congressos ou trabalhos de conclusão de cursos (graduação ou pós-graduação). O artigo original elaborado exclusivamente pelo candidato deve ser em tema livre relacionado à linha de pesquisa prioritária do programa.

A avaliação será realizada sem a identificação dos candidatos. O artigo deve seguir o seguinte padrão:

a) Tema livre, relacionado à linha de pesquisa escolhida;

OBSERVAÇÃO: O candidato deve observar os projetos de pesquisa cadastrados na respectiva linha no site do programa (www.ufpe.br/ppgep) para melhor compreensão do escopo desta linha de pesquisa.

b) Normas da ABNT ou papel A4 branco; margens superior e esquerda 3,0 cm; inferior e direito 2,0 cm; fonte Times New Roman, tamanho12; demais formatações são livres.

c) As citações deverão obedecer o sistema autor-data.

d) Conteúdo:
TÍTULO,

Linha de pesquisa (indicar a linha de pesquisa do Programa com a qual o artigo está relacionado)
1. INTRODUÇÃO
2. DESCRIÇÃO DE PROBLEMA DE PESQUISA
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
4. PROPOSIÇÃO DE SOLUÇÃO
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

e) o artigo deverá ter no máximo 4 páginas (conteúdo + referências).

f) O artigo não deverá conter qualquer identificação do candidato.

OBSERVAÇÃO: A indicação da linha de pesquisa neste item não implica que o candidato desenvolverá o projeto nesta linha. O candidato selecionado desenvolverá um projeto de pesquisa relacionado a uma das linhas de pesquisa de um professor orientador, não sendo o tema do artigo considerado como tema do projeto de pesquisa.

 

 

:: RESULTADO FINAL :: SELEÇÃO MESTRADO ACADÊMICO 2023 :: ORDEM ALFABÉTICA

RESULTADO

Alâne Bianca Ramos da Rocha
Alisson Mati as Teixeira
Ana Beatriz Silva de Oliveira Cruz
Bruna Oliveira de Siqueira
Bruno Linhares de Souza
Eduardo da Silva
Elielson Severiano da Silva
Emmanuel Oluwadamilola Adele
Fernanda Maria Almeida de Andrade
Hellen Rayssa Oliveira de Souza
Ingridy Caroline Rodrigues dos Anjos
Janailson Oliveira Cavalcanti
Juliana Ramos dos Santos
Juliana Thayane de Brito Santana
Leonardo Streck Raupp
Luciana Feitoza Frazão
Manoel Lucas Sousa Ribeiro
Marcela Rayanny Vieira Silva
Maria Luisa Barreto de Gois
Maria Rita Rocha Mota
Milena Rosa de Santana Dantas
Moisés Rocha Marti ns de Medeiros
Nilton Rodrigo da Silva Araújo
Raiany Sena de Oliveira
Ravenna Lins Rodrigues
Renato Souza da Silva
Rodolfo Viegas de Albuquerque
Rodrigo José Santana de Macêdo
Yan Ribeiro de Melo