Doutorado Acadêmico | Estrutura Acadêmica

 

DISCIPLINAS

O programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção será constituído de disciplinas de pós-graduação, seminários, de estudos dirigidos e de elaboração de uma tese. O conjunto de disciplinas da pós-graduação será constituído da(s) disciplina(s) obrigatória(s) (formação básica) e das disciplinas eletivas (especializadas).

As disciplinas obrigatórias são aquelas de caráter básico e que confere unidade ao curso, podendo específicas por área de concentração. A disciplina eletiva é aquela que permitirá a integralização do conhecimento.

Créditos e Carga Horária

A unidade básica de duração das disciplinas é o crédito. Um crédito corresponde a 15 horas de aulas teóricas ou práticas.

As disciplinas serão semestrais, sendo os semestres iniciados em agosto. Eventualmente serão oferecidas disciplinas em caráter mais intensivo, nos períodos relativos a julho ou janeiro-fevereiro, podendo inclusive viabilizar o envolvimento de professores visitantes.

O número mínimo de créditos a serem cursados para a obtenção do grau de doutor é 38 (trinta e oito) créditos, estabelecido em conformidade com as normas regimentais vigentes da UFPE, relativas a Programas de Pós-Graduação.

AVALIAÇÃO

O aproveitamento em cada disciplina será pelo docente responsável pela disciplina, sendo o resultado expresso através de conceito de acordo com a seguinte classificação:

· A – Excelente, com direito a crédito
· B – Bom, com direito a crédito
· C – Regular, com direito a crédito
· D – Insuficiente, sem direito a crédito

Para fim de aferição do rendimento acadêmico do aluno, serão atribuídos valores numéricos aos conceitos, da seguinte forma:

· A = 4
· B = 3
· C = 2
· D = 1

O rendimento acadêmico será calculado pela média dos valores numéricos dos conceitos, ponderada pelo número de créditos das disciplinas cursadas, isto é:

R = Somatório(Ni.Ci) / Somatório(Ci) onde,
R – Rendimento Acadêmico;
Ni – Valor Númerico do conceito da disciplina;
Ci – Número de créditos da disciplina.

O candidato a concessão do grau de Doutor deverá satisfazer a exigência de ter obtido rendimento acadêmico não inferior a 3.

Ao estudante que não comparecer a pelo menos 2/3 das atividades programadas em uma disciplina será atribuído o conceito D.

Será desligado do Programa o aluno que obtiver dois conceitos finais D na mesma disciplina ou em disciplinas distintas no mesmo período letivo.

ORIENTAÇÃO

Cada aluno terá um orientador que supervisionará o desenvolvimento de seu trabalho de tese e escolherá as disciplinas a serem desenvolvidas.

TITULAÇÃO

O prazo máximo para conclusão do Programa de Doutorado é de 48 meses.

O prazo para conclusão do Programa de Pós-Graduação é contado a partir da matrícula inicial. Transcorrido este período e caso o aluno não tenha preenchido os requisitos necessários para a obtenção do grau de Doutor, o mesmo será desligado do Programa de Pós-Graduação.

Para a obtenção do grau de Doutor o candidato deverá satisfazer as seguintes exigências:

I – ter completado o número mínimo de 38 créditos e obtido rendimento acadêmico não inferior a 03;
II – ter apresentado tese de doutorado e esta aprovada por banca examinadora constituída em conformidade com o regimento do Programa;
III – ter preenchido as demais exigências contidas no Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Pernambuco.

Comissão Examinadora

A Banca Examinadora será composta por 05 (cinco) docentes com título de Doutor, devendo pelo menos dois deles serem externos ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFPE.

MENÇÃO DA BANCA

Os membros da Banca Examinadora deliberarão em secreto sobre a menção a ser atribuída ao candidato. O resultado do exame será expresso por uma das seguintes menções:

· Aprovado;
· Reprovado;
. Em exigência.

O candidato só será considerado aprovado se não receber a menção “reprovado” de mais de um examinador.

O diploma de Doutor em Engenharia de Produção será expedido a requerimento do candidato, após ter cumprido todas as exigências do programa.

Com a prévia aprovação do Orientador de Estudos, o candidato deverá também entregar um relatório executivo da Tese, em máximo de 10 (dez) páginas, para posterior divulgação por parte da Coordenação nos meios empresariais e outros interessados nos resultados da pesquisa, sendo resguardada a conveniência de publicação das informações.