O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção através de suas áreas de concentração (Gerência da Produção e Pesquisa Operacional) e respectivas linhas de pesquisa, apresenta um caráter multidisciplinar e interdisciplinar, permitindo um tratamento globalizado dos diversos problemas que envolvem os Sistemas Produtivos.
O PPGEP possui duas áreas de concentração, e suas respectivas linhas de pesquisa:
Gerência da Produção
Pesquisa Operacional
- Confiabilidade, Manutenção e Riscos em Sistemas de Produção
- Otimização de Sistemas e Processos
- Sistemas de Informação e Decisão
Gerência da Produção | Gestão da Informação
Estudos e aplicações metodológicos nas organizações, envolvendo o planejamento e gestão da Informação.
Clique aqui para acessar a relação de projetos de pesquisa desta linha de pesquisa
Gerência da Produção | Planejamento e Gestão da Competitividade
Na fase atual, com a questão da globalização da economia, envolvendo diversos aspectos nos sistemas produtivos tais como qualidade e produtividade, é imperativo um aprofundamento da questão da gestão e qualidade da produção diretamente relacionada ao funcionamento dos sistemas e ao grau de sobrevivência das organizações.
Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações metodológicas nas organizações, associados ao planejamento e gestão de sistema de produção, envolvendo a gestão de qualidade e produtividade, aspectos de custos, engenharia econômica e planejamento de projetos competitivos, modernização e automação industrial, visando a questão da competitividade dos sistemas de produção.
Clique aqui para acessar a relação de projetos de pesquisa desta linha de pesquisa
Pesquisa Operacional | Confiabilidade, Manutenção e Riscos em Sistemas de Produção
Diversos aspectos nos sistemas produtivos relacionados à qualidade e confiabilidade são essenciais para sua competitividade. Como consequência é fundamental um aprofundamento em algumas áreas de conhecimento de Engenharia de Produção que dizem respeito ao funcionamento e sobrevivência destes sistemas.
Nesta linha de pesquisa desenvolve-se estudos e aplicações em sistemas de produção, envolvendo aspectos de confiabilidade, engenharia de manutenção, planejamento e gerenciamento de riscos tecnológicos e de perdas na produção, e a avaliação de desempenho de sistemas de produção.
Clique aqui para acessar a relação de projetos de pesquisa desta linha de pesquisa
Pesquisa Operacional | Otimização de Sistemas e Processos
A tomada de decisão na produção, com muita frequência, requer o uso de métodos de pesquisa operacional e estatística visando a quantificação das variáveis envolvidas e a busca de soluções otimizadas.
Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações de métodos quantitativos em sistemas de produção, envolvendo especialmente programação matemática, sistemas probabilísticos, teoria da decisão e decisão multicritério e métodos estatísticos, os quais são direcionados para a competitividade destes sistemas, abordando sua gestão e qualidade.
Clique aqui para acessar a relação de projetos de pesquisa desta linha de pesquisa
Pesquisa Operacional | Sistemas de Informação e Decisão
Para o desenvolvimento competitivo das organizações é imperativo um aprofundamento nesta área da Engenharia de Produção que tem um impacto direto no funcionamento destes sistemas organizacionais e define o seu grau de sobrevivência.
Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se estudos e aplicações metodológicos nas organizações, envolvendo o planejamento e gestão de Sistemas de Informação, a concepção e projetos de sistemas de apoio a decisão e modelos multicritério de apoio a decisão em sistemas de produção de bens e serviços, os quais são direcionados para a competitividade destes sistemas, abordando sua estratégia, gestão e qualidade.
A intensa integração internacional, nesta linha de pesquisa, tem possibilitado a visita de alunos e professores a centros internacionais de excelência, além da recepção de pesquisadores renomados que interagem nos estudos desta linha.
Clique aqui para acessar a relação de projetos de pesquisa desta linha de pesquisa